
Montejunto é a surpresa de uma Volta a Portugal 2025 para “trepadores”

A 86.ª Volta a Portugal decorrerá entre 6 e 17 de agosto, com mais de 100 ciclistas a percorrerem um total de 1581 quilómetros ao longo de um prólogo e dez etapas. A prova, apresentada na Câmara Municipal de Lisboa, terá início na Maia, que regressa ao percurso após 23 anos, e terminará com um contrarrelógio individual na capital. Este ano, o traçado concentra-se no Norte e Centro do país, não passando pelas regiões do Alentejo e Algarve.
O percurso de 2025 é marcadamente montanhoso, com seis chegadas em alto, sendo vocacionado para trepadores. A principal novidade é a nona etapa, que ligará Alcobaça à Serra de Montejunto, um regresso após 42 anos que servirá como a penúltima grande decisão da prova, antes do contrarrelógio final. Esta subida de primeira categoria substitui a Senhora da Graça como o último grande palco de montanha. Outras chegadas em altitude incluem a inédita subida ao Sameiro (Braga) na primeira etapa, a tradicional chegada à Torre (Covilhã) na sétima etapa, que é a única de categoria especial, e ainda passagens pela Senhora da Graça (quarta etapa), Fafe (segunda etapa) e Guarda (sexta etapa).
A competição arranca com um prólogo de 3,4 quilómetros na Maia. O distrito de Santarém regressa à Volta com a partida da oitava etapa em Ferreira do Zêzere e a chegada em Santarém. A prova termina com um contrarrelógio individual de 16,7 quilómetros em Lisboa. Entre os participantes, destacam-se o vencedor de 2024, Artem Nych, e outros nomes como Mauricio Moreira, Alexis Guérin e Jesus Pena.
Estão previstas 15 equipas, com a Caja Rural a ser a única ProTeam confirmada, notando-se a ausência de equipas como a Euskaltel-Euskadi, Burgos-BH e Kern Pharma. Serão disputadas quatro camisolas: a amarela (classificação geral), a laranja (pontos), a azul (montanha) e a branca (melhor jovem sub-23).
Artigos
6





Desporto
Ver mais
"Champions? O nosso objetivo tem de ser chegar o mais longe possível"
O diretor-geral para do futebol profissional do Sporting afirmou hoje os 'leões' têm a obrigação de "fazer o melhor possível" na Liga dos Campeões de futebol, após o sorteio da fase de liga, que decorreu no Mónaco.

Oficial: Brasileiro Lincoln regressa a Portugal e é reforço do Alverca
O Alverca, recém-promovido à I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação a custo zero do médio brasileiro, Lincoln, de 26 anos, por duas temporadas, proveniente do Fenerbahçe, da Turquia.

Diretor-geral do Benfica reage ao sorteio da Champions: "Primeiro objetivo é a qualificação para a fase a eliminar"
Mário Branco, diretor-geral do Benfica, garantiu que o objetivo dos encarnados na Liga dos Campeões passa por garantir a qualificação para a fase a eliminar, depois de assistir ao sorteio da fase de liga, que decorreu na tarde desta quinta-feira no Mónaco."O primeiro objetivo na Liga dos Campeões, para um clube como o Benfica, independentemente dos adversários, é a qualificação para a fase a eliminar, mas, depois de conhecidos os adversários, é fundamental conhecermos também o calendário, o que só acontecerá no sábado, para podermos olhar para os momentos e contextos em que vamos defrontar cada uma das equipas que o sorteio ditou", disse o dirigente."Esta é uma competição onde o Benfica tem de estar, pela sua dimensão, pela sua história e pelo seu prestígio internacional. Há grandes jogos em perspetiva, sem dúvida, até porque, dos oito adversários, há seis que são dos campeonatos big 5, aos quais se soma um histórico da Holanda", sublinhou.O Benfica, recorde-se, vai defrontar Real Madrid (casa), Chelsea (fora), Bayer Leverkusen (casa), Juventus (fora), Nápoles (casa), Ajax (fora), Qarabag (casa) e Newcastle (fora) e Mário Branco detetou destaca um aspeto positivo: "Vamos defrontar o Qarabag em casa, evitando-se, assim, a deslocação ao Azerbaijão. No restante, são viagens dentro da 'normalidade', duas a Inglaterra, uma a Itália e outra à Holanda"."Teremos tempo para analisar e preparar cada jogo. Neste momento, o nosso foco já está totalmente no Alverca para fecharmos da melhor forma este primeiro ciclo da época", terminou.

Liga Europa: PAOK elimina Rijeka de Tiago Dantas e Rui Vitória segue em frente na despedida de Ioannidis
Quinta-feira de muito - e bom - futebol! As segundas mãos do playoff de acesso à fase de liga da {COMPETITION_LINK|28|Liga Europa} foram disputadas hoje e deram aso a grandes jogos de futebol. Entre os demais destaque para o triunfo do {TEAM_LINK|1116|PAOK} e o empate a zero do {COACH_LINK|488|Panathinaikos de Rui} Vitória.