
IL vai propor à AR condenar detenção do ex-deputado português Au Kam San



Au Kam San, ex-deputado pró-democracia em Macau entre 2001 e 2021 e cidadão português, foi detido e colocado em prisão preventiva por suspeita de violação da lei de Segurança Nacional da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
Esta detenção é a primeira ao abrigo desta legislação, aprovada em 2009 e revista em 2023.
Segundo o Ministério Público da RAEM, a medida de coação deve-se a "fortes indícios" de que o ex-deputado estabeleceu "ligações com organizações, associações ou indivíduos de fora" de Macau para praticar atos contra a segurança do Estado. A polícia suspeita que Au Kam San forneceu a uma "organização anti-China" uma "grande quantidade de falsas informações com caráter provocador, para exibição pública no estrangeiro e 'online' nas redes sociais".
A detenção gerou imediatas reações internacionais.
A União Europeia (UE) condenou a ação, manifestando preocupação com a "contínua erosão do pluralismo político e da liberdade de expressão" na região. O Serviço Europeu para a Ação Externa recordou que o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais é um elemento central da Lei Básica de Macau, do princípio "um país, dois sistemas", da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa de 1987 e do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Em resposta, o Governo de Macau repudiou "de forma veemente" a posição da UE sobre o procedimento criminal.
Em Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirmou estar a acompanhar o caso, garantindo que o assunto "merecerá a melhor atenção das autoridades portuguesas, desde logo em futuros encontros a nível político, no espírito da Declaração Conjunta". A nível partidário, a Iniciativa Liberal (IL) anunciou que irá propor na Assembleia da República um voto de condenação da detenção, defendendo que o Estado português tem o "dever de acompanhar com rigor" o caso e que o parlamento "não pode permanecer em silêncio face à prisão de um concidadão que dedicou a sua vida à defesa da liberdade".
Artigos
5




Política
Ver mais
Dispensa para amamentar: Queixas, multas e os dados que realmente existem
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego recebeu uma queixa, aos sindicatos chegam "relatos" e a Autoridade para as Condições do Trabalho identificou 10 irregularidades que levaram a autuar empresas por incumprimento do direito das trabalhadoras a amamentar. Não se sabem, contudo, quantas mulheres estão com horário reduzido por causa deste direito.

ERC: Lei por cá alinhada com regulamento europeu da liberdade dos media
A conselheira da ERC Carla Martins considera, em entrevista à Lusa, que a legislação portuguesa está bastante alinhada com o regulamento europeu Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA), cujas regras entram hoje em vigor.

Governo compra dois kits para aeronaves militares C130 para combate a incêndios
O primeiro-ministro disse que se tratam de "aeronaves que ainda estão com toda a plenitude da sua utilização, algumas delas saíram mesmo das oficinas gerais de aeronáutica com redobrada capacidade, por terem tido precisamente operações de manutenção e de revitalização que lhes deram melhores condições de operacionalidade".

Lei de estrangeiros segue em frente mesmo que redação tenha de ser corrigida, assegura Montenegro
Luís Montenegro prometeu que, “se por um acaso, o TC entender que há alguma norma ou alguma solução de alguma norma não está completamente de acordo com a interpretação dos princípios constitucionais”, a maioria que representa vai “acatar essa decisão e encontrar uma solução jurídica que possa respeitar a pronúncia do TC".